Tempestade tropical formada na costa brasileira é nomeada Anita
 

12/03/2010

Os centros meteorológicos regionais e as empresas de Meteorologia do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, em conjunto, decidiram batizar a rara tempestade tropical que se formou na costa da região entre os dias 9 e 10 de março, classificada pela Meteorologia dos Estados Unidos sob o código 90Q, com o nome Anita, em alusão à figura de Anita Garibaldi. A escolha de um nome feminino levou em conta a formação do ciclone após o Dia Internacional da Mulher e foi determinada a partir de personagem que pudesse representar as histórias do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, os dois estados afetados pela tempestade. Nascida na cidade catarinense de Laguna, Ana Maria de Jesus Ribeiro da Silva, que entrou para a história como Anita Garibaldi, morreu jovem na Itália em agosto de 1849. Conhecida como a heroína dos dois mundos, teve ativa participação durante a Revolução Farroupilha e na República Juliana, sendo recordada até hoje pela coragem e bravura.

O Atlântico Sul, por ser uma região do planeta onde ciclones tropicais são muito raros, não possui um centro meteorológico de área escolhido pela Organização Meteorológica Mundial (OMM) que promova o acompanhamento regular e a previsão deste tipo de fenômeno, quando eles ocorrem. Inexistindo centro meteorológico de área encarregado dos prognósticos para este tipo de tempestades, também não há uma lista de nomes nem tampouco uma instituição previamente encarregada da escolha dos nomes e a respectiva designação dos ciclones tropicais. Entendendo que para menções e estudos futuros, e, principalmente, a fim de facilitar a comunicação com o público, a escolha de um nome localmente conhecido para a rara tempestade mostra-se mais adequada que a utilização de um código numérico gerado no exterior.

O nome Anita já foi utilizado antes para designar ciclones tropicais no Atlântico Norte, Oeste do Oceano Pacífico e no Sudoeste do Oceano Índico. Agora, batizará a segunda tempestade tropical até hoje observada na costa brasileira. Antes, Anita foi utilizada nas seguintes tempestades ao redor do mundo:

Atlântico Norte:

  • 1977 – Furacão Anita (Categoria 5)

Oceano Pacífico:

  • 1950 – Tempestade tropical Anita (T5038)

  • 1955 – Tufão Anita (T5504)

  • 1959 – Depressão Tropical Anita (07W)

  • 1961 – Tempestade tropical Anita (60W)

  • 1964 – Tempestade tropical Anita (T6421, 33W)

  • 1967 – Tufão Anita (T6706, 06W)

  • 1970 – Super Tufão Anita (T6706, 06W)

  • 1973 – Tufão Anita (T6706, 06W)

  • 1976 – Tufão Anita (T7612, 12W)

Oceano Índico:

  • 1967 – Ciclone Anita

  • 2006 – Tempestade Tropical Moderada Anita

Os centros meteorológicos regionais e as empresas de Meteorologia do Sul do Brasil abaixo nominados a partir de hoje passarão a designar a tempestade tropical como Anita em todas as suas análises e comunicados públicos.


Ciram/Epagri (Florianópolis – SC)

Atmosfera Meteorologia (Pelotas – RS)

Central RBS de Meteorologia (Porto Alegre - RS e Florianópolis – SC)

Climaterra (São Joaquim – SC)

Fundação de Apoio ao Desenvolvimento Rural de SC (Florianópolis – SC)

MetSul Meteorologia (São Leopoldo – RS)

STATEMENT: "RARE SOUTH ATLANTIC TROPICAL STORM DESIGNATED ANITA"

________________________________________________________________________________________________________________________________________
Abaixo imagens e animações da Tempestade Tropical Anita, que fizeram parte do monitoramento exclusivo feito pela Atmosfera Meteorologia no Twitter (http://twitter.com/atmet)
________________________________________________________________________________________________________________________________________
 
Imagem 3D da Tempestade Tropical Anita na costa da Região Sul do Brasil (10/03/2010 às 13:25 UTC, Satélite TRMM). Impressionante!
 
 
 
 
 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

 

Modelo de Furacões GFDL inicializado às 18Z de 10/03/2010